Nos últimos anos, tem havido cada vez mais discussões sobre o impacto ambiental das construções civis, e a indústria tem se esforçado para encontrar soluções sustentáveis. Portanto, novos processos e produtos que garantam menos desperdício e consumo de materiais estão cada vez mais aparecendo em novos projetos.
Confira algumas dicas sobre o processo de seleção e gerenciamento de materiais de trabalho.
Cada material tem um ciclo de vida diferente e um prazo específico pode afetar o desempenho.
Dicas e cuidados na hora de escolher materiais de construção
Compre materiais como cimento, concreto e areia antes do início da obra para evitar perda de eficiência (principalmente devido ao endurecimento).
Um conhecimento profundo do projeto é essencial para definir o material. Além de fatores relacionados a qualquer projeto, como resistência, segurança e durabilidade, o design de diferentes projetos também possui objetivos únicos, que certamente afetarão a tomada de decisões.
Na infraestrutura, prefere-se o material mais durável, que requer menos obras e custos de manutenção. Com base na experiência de desempenho, consideramos o concreto reforçado como um exemplo óbvio de estrutura leve e de alta resistência.
Dependendo do uso final do projeto, ambiente ou localização, um maior investimento em capacidade térmica pode ser necessário sem superaquecimento ou resfriamento, evitando custos de energia e evitando edifícios por meio do controle de ruído externo e transmissão de som interno O isolamento acústico fornece controle de ruído externo e transmissão interna.
A estética é um dos pontos chave do projeto, que vai desde o desenho da estrutura externa aos detalhes e decoração de interiores. Portanto, isso afetará a escolha dos materiais e estruturas utilizadas.
Mostramos como as nervuras expostas constituem um design estético consistente com o design de estilo industrial. Esta estética incentiva acabamentos minimalistas sem se preocupar em deixar elementos como tijolos e superfícies de concreto.
O estilo será diferente e outros materiais podem ser aprimorados, como mármore, granito, elementos de espelho, acabamentos em aço escovado, etc.
Independentemente da escala do projeto, o foco nas operações e estrutura logística é essencial para o bom andamento da obra.
O processo de entrega deve obedecer ao espaço de armazenamento do material no canteiro de obras. Caso não haja espaço suficiente, o plano de logística deve garantir a entrega ininterrupta e pontual, o que não afetará o andamento da obra.
O transportador deve ter uma estrutura que possa lidar com materiais mais sensíveis, além de transportar materiais de entrada com flexibilidade, como concreto e areia.
Este é mais voltado para decoração e construção interna.
Certos tipos de materiais (como pisos e ladrilhos) que são comumente usados para decoração geralmente estão fora de alcance. Isso traz grandes oportunidades de descontos para os compradores.
No entanto, o risco deve ser calculado. O número de peças pode ser pequeno e, se a substituição for necessária, pode não haver uma unidade utilizável.
Embora construtoras e empresas de engenharia já tenham departamentos dedicados durante o processo de compra, quem planeja fazer as próprias reformas pode acabar não se preocupando em economizar materiais.
Você pode contar com a autoridade competente que estabelece regras de qualidade para os diversos departamentos. Certifique-se de que os produtos adquiridos foram certificados por entidades como a ABNT.